domingo, 10 de fevereiro de 2013

A pintora


Nasceu no ano de 1975 em Lisboa, cidade onde continua a morar e trabalhar. Filha de pai escritor e mãe pintora, Margarida Côrte-Real Frazão da Silva - mas que adoptaria para si o nome Alfacinha numa homenagem ao seu pai, Alface - cedo viria a brincar com os pincéis como com as palavras (e estas marcam continuamente presença em muitas das pinturas e colagens dos seus quadros).
O mundo de Margarida é um mundo complexo e rico de caminhos e influências. Tirou a Licenciatura em Design de Comunicação Visual no IADE, que completou com o Curso de Pintura e Estética da S.N.B.A. e com o Curso da Fundação Gulbenkian de Monitores de Expressão Plástica e Psicologia da Criança. Desenhou figurinos para teatro e trabalhou num departamento gráfico em ficção de televisão. Recentemente, criou a imagem gráfica dos projectos "Mercearia Portuguesa” (juntamente com a designer Maria Nogueira) e “Pop Doces” (em parceria com Helena Carvalho).
Como pintora, já participou em 28 exposições colectivas e 17 individuais. Alguns dos seus temas mais recorrentes são o universo feminino, o quotidiano doméstico, o mundo do trabalho ou até o fado, por exemplo. Recebeu diversos prémios e menções honrosas.
Já teve ofertas para ir trabalhar para o estrangeiro mas escolheu ficar em Portugal ("O que seria eu sem estas pedras da calçada? O que faria eu longe da minha gente, desta cultura?" ouviu-se-lhe dizer como justificação) e lutar com os seus conterrâneos por um país melhor. Actualmente, trabalha como gerente de uma loja no Chiado.

Sem comentários:

Enviar um comentário