domingo, 10 de fevereiro de 2013

Manifesto


 “Enquanto há força
No braço que vinga
Que venham os ventos
Virar-nos as quilhas
Seremos muitos
Seremos alguém(...)”

José Afonso











Margarida Alfacinha é Artista Plástica, Gerente de Loja, Mãe de 2 filhos e uma cidadã ainda com muito para aprender sobre a cidadania. 
‘375 desenhos’ é um projecto que nasce duma dívida (duma dor no estômago), de um problema, para o qual não parecia haver saída e sobre construção dessa saída.
Margarida tem uma dívida à Segurança Social e quer pagá-la com o seu trabalho criativo através da venda de 375 desenhos. Acredita que com o pagamento desta dívida para além de melhorar a sua vida, melhora a das pessoas que contam com as contribuições para as suas reformas e pensões.
375 desenhos com 24 x 15 cm, serão vendidos pelo valor simbólico de 20€ cada com o objectivo de pagar esta dívida e contribuir para uma sociedade melhor, mais justa e comunitária. Estas obras são assinadas e numeradas pela autora. Esta ideia assenta na premissa de que juntos e com pouco, poderemos fazer muito e de que através da criatividade, podemos mudar o mundo à nossa volta.
Este projecto surge como um acto de resistência à paralisação pelo medo, à vergonha e ao isolamento das pessoas, face a uma adversidade.
Quando deparada com um problema real e ao perceber que não tinha nada a perder, soube que a única saída seria usar as ferramentas com as quais nasceu: a força, a coragem em usar os seus desenhos para ajudar construir um presente e um futuro próprios ao serviço da liberdade.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário